sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Presos abrem buraco em teto e usam 'teresa' para fugir de presídio no RN

Dois escaparam nesta sexta (29) da Penitenciária Agrícola Mário Negócio.

Esta foi a nona fuga do ano no RN. Em 29 dias, 87 detentos fugiram.

Anderson BarbosaDo G1 RN
Presos fugitivos foram identificados como Adlan Fernandes e Rodrigo Alexandre (Foto: Divulgação/PM)Presos fugitivos foram identificados como Adlan Fernandes e Rodrigo Alexandre (Foto: Divulgação/PM)
Dois presos fugiram da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio na madrugada desta sexta-feira (29). A unidade fica na cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Esta foi a 9ª fuga registrada este ano no sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Em 29 dias, 87 detentos fugiram.
Os fugitivos desta sexta foram identificados como Adlan Fernandes e Rodrigo Alexandre. “Eles abriram um buraco no teto do pavilhão 2 e depois usaram uma ‘teresa’ (corda feita com lençóis) para escalar o muro”, explicou José Fernandes, vice-diretor da penitenciária.
“Aqui são 400 presos no regime fechado, mas nossa capacidade é de 200 detentos”, acrescentou o vice-diretor.
De acordo com a polícia, dos 87 fugitivos, doze foram recapturados e um foi morto.
Mudanças
Nesta quinta, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) promoveu a mudança na direção de cinco presídios do estado, incluindo a Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró. Para a direção, foi nomeada a agente Alrivaneide Lourenço de Oliveira. Ela, que até então dirige a Cadeia Pública de Mossoró, entra no lugar do coronel Elyause Moreira da Silva Júnior. O vice, José Fernandes, também deixa o cargo para assumir a direção da cadeia. Apesar das mudanças já terem sido publicadas no Diário Oficial do Estado, os novos gestores ainda precisam fazer os inventários para então assumirem suas novas funções.
Depois que passaram por um buraco aberto no teto do pavilhão 2, detentos usaram uma 'teresa' para escalar o muro da penitenciária     (Foto: Divulgação/PM)Depois que passaram por um buraco aberto no teto do pavilhão 2, detentos usaram uma 'teresa' para escalar o muro da penitenciária (Foto: Divulgação/PM)
Fugas em 2016
Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março deste ano.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Número de mortes em terremoto na Turquia e Síria ultrapassa 36 mil

  O número de mortos em decorrência do terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu a Turquia e a Síria na semana passada subiu para 36.2...