Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep. Segundo o Ministério do Trabalho, aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores ainda não buscaram o benefício.
Para sacar os valores, os beneficiários devem procurar uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil. A quantia é um salário-mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880,00. Todo o dinheiro que não for sacado volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Tem direito ao benefício de 2015 quem é cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois-salários mínimos (R$ 1.760,00) durante o ano-base de atribuição do benefício; e que exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014.
Além disso, o trabalhador tem que ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais para que tudo esteja em ordem.
Em todo o Brasil, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono salarial referente ao ano passado.
O que são?
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e ainda o abono salarial.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.
Fonte: A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário