terça-feira, 28 de dezembro de 2021

PROFESSORA DE DANÇA DE RIO DO FOGO WANESSA GG BRASIL GANHA PRÊMIO DO CONCURSO “GLORINHA OLIVEIRA” DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

 

A conhecida professora de Dança Wanessa GG Brasil se saiu muito bem contando sua história de vida frente a sua contribuição artista para a cidade de Rio do Fogo e região do Mato Grande. 

O concurso foi aberto no mês de novembro através da Fundação José Augusto (FJA), as inscrições para o Prêmio Glorinha Oliveira Apoio Emergencial a Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura Potiguar. O concurso selecionou cerca de 400 projetos, com premiações individuais no valor de R$ 4,5 mil, caracterizados como histórias de vida, destinados a constituir um acervo da memória artística e cultural potiguar. 

Este concurso foi uma das iniciativas tomadas pelo governo Fátima, para mitigar os impactos da pandemia do COVID-19 sobre os trabalhadores e trabalhadoras da cultural. 

Dessas muitas histórias, a professora de dança Wanessa GGBrasil, que reivindica enquanto mulher trans, ativista dos movimentos sociais, principalmente do LGBTQIA+, aborda sobra sua trajetória e como começou a realizar suas intervenções artísticos culturais. 

Wanessa iniciou sua carreira na ginástica, por volta dos 12 anos, desenvolvida a prática nos morros de areia, realizando saltos e piruetas. Teve seu primeiro contato com a dança aos 14 anos, quando viu a banda É o Tchan na TV, e foi quando logo se apaixonou pela dança. Desde então, acabou-se se tornando referência na cidade, dançando nas calçadas, na rua, nos bares, dançando em todos os cantos que chegava.

 Desde então, a região conta com uma professora de dança que enfrentou muitas dificuldades, mas com ousadia rompeu muitas barreiras na cidade, tendo primeiramente com o processo de preconceito e estigmatização por publicizar ser mulher trans e da comunidade LGBT, em uma cidade do interior. 

A professora Wanessa afirma a importância de ter conquistado o prêmio:

“Ter vencido esse concurso é muito importante pra mim, pois só reafirmar que devemos continuar lutando pela arte que desenvolvo, mas também deixando a marca de Wanessa GG por onde passo, seja com meus alunos, que aprendo e ensino todos os dias, mas também o apoio da minha família e dos meus companheiros”.

Um comentário:

Número de mortes em terremoto na Turquia e Síria ultrapassa 36 mil

  O número de mortos em decorrência do terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu a Turquia e a Síria na semana passada subiu para 36.2...